O “Projeto Democracia Participativa” é uma parceria entre o Departamento de Ciência Política da UFMG e o Núcleo de Apoio ao Desenvolvimento da Política de Assistência Social – NUPASS que tem como objetivo desenvolver ações integradoras entre a Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, as administrações públicas e a sociedade civil. O Departamento de Ciência Política da UFMG tem, entre as suas áreas principais de pesquisa, a democracia participativa. As principais pesquisas nessa área são diferentes projetos de estudo sobre sociedade civil, tal como, o recentemente concluído projeto de pesquisa sobre o associativismo paulistano. Entre as pesquisas sobre participação política destaca-se a pesquisa também recentemente concluída sobre experiências de orçamento participativo que resultou na publicação do livro “A Inovação Democrática no Brasil”.

Da parceria entre a pesquisa e a extensão surgiram diversas atividades de extensão realizadas com a prefeitura de São Paulo, tais como, o I, II e III Fórum de Democracia Participativa e dois seminários internacionais “Democracia Participativa”.

Esse ano o Projeto Democracia Participativa e a Prefeitura de Belo Horizonte coordenaram conjuntamente um seminário internacional sobre democracia participativa que aconteceu Fórum Social Brasileiro.

Rate this post